Governador Ibaneis Rocha anuncia construção de 7 novas UPAs em Brasília

Mais sete novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) vão reforçar os trabalhos da rede pública de saúde e devem ser entregues à população até o final deste ano. A novidade foi anunciada nessa terça-feira (17), após assinatura dos contratos com três empreiteiras que vão tocar as obras. O governo vai investir cerca de R$ 20,1 milhões nas construções.

“Não podemos parar. Vamos tocar essas obras logo para desafogar os serviços de saúde em pontos estratégicos importantes”, determinou o governador Ibaneis Rocha. De acordo com o Instituto de Gestão Estratégia de Saúde (Iges-DF), as novas Upas serão construídas no Paranoá Parque, Brazlândia, Riacho Fundo II, Gama, Ceilândia, Vicente Pires e Planaltina.

“Existe um vazio existencial no atendimento de alguns pontos. Brazlândia, por exemplo, só tem um hospital e os casos emergenciais acabam sobrecarregando a UPA de Ceilândia”, explica. Com a nova UPA, ele acredita na melhoria significativa dos serviços na região. “Vamos desafogar o atendimento inclusive em outras regiões e, pontecializar o atendimento emergencial na cidade”, previu o secretário de Saúde em exercício, Francisco Araújo.

Cada unidade terá capacidade de atendimento de 4,5 mil pessoas por mês. Serão mais 42 leitos de observação, 14 de emergência e 7 isolamentos. Segundo o secretário de saúde, o governo já concluiu também os projetos de compra de equipamentos e contratação de pessoal. “Assim, que as obras finalizarem, poderemos convocar os profissionais para atuarem”, afirmou.

Cada UPA contará com 2 a 3 médicos durante o dia e a noite. São aproximadamente 1,2 mil metros quadrados de área construída. O espaço contempla uma área para classificação de risco e primeiro atendimento; três consultórios; duas salas de urgência; seis de observação e um de isolamento. Também há espaço destinado para nove poltronas de medicação, reidratação e inalação.

Além dos valores das construções, o governo também vai investir cerca de R$ 7 milhões em equipamentos médicos-hospitalares. “Todos os processos para aquisição dos materiais já estão prontos”, precisou Francisco. Segundo ele, a licitação deve ser feita em breve e todos os recursos estão garantidos. O legislativo local também comemorou o início das obras de construção das UPAS.

“Hoje é um dia de muita alegria. Esse projeto passou pela Câmara Legislativa e agora a gente pode ver o fruto do nosso trabalho se concretizar, atendendo a população na área de saúde, um dos grandes gargalos do DF”, disse o presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Rafael Prudente.

Confira os endereços das novas UPAs:

1. Vila São José, Q 37, AE 1, Posto de Saúde, Brazlândia;
2. Paranoá Parque Q ½ Comercial 1 AE 4 EPC, Paranoá;
3. Setor de Indústria QI 7, Área Reservada 2, Gama;
4. Expansão do Setor O, QNO 21, AE D, Ceilândia;
5. Rua 10 Qd 4D Chácara 135, Vicente Pires;
6. QN 31 Conjunto 3 Lote 1, Riacho Fundo II;
7. Setor Habitacional Mestre D’armas, Q 23 MD 2 Lt 1, Planaltina.

Por Renata Moura, da Agência Brasília

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,