Hoje, o Salão Branco do Palácio do Buriti foi colorido, temporariamente, de rosa. Vestidas da cor que simboliza o mês de luta pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, pacientes (ou não) foram prestigiar o lançamento oficial da agenda do Outubro Rosa, que reúne ações elaboradas pela Secretaria da Mulher, em parceria com outras secretarias do GDF e entidades não governamentais, especialmente pensadas para o combate à doença.

A pasta, que tem a missão de articular ações voltadas à promoção da saúde da mulher, organizou uma série de atividades para estimular o autoexame — que pode antecipar a descoberta do câncer — e serviços para facilitar o acesso da paciente a exames e ao tratamento.

“O mais bonito da construção dessa programação é que se trata de uma agenda integrada entre as secretarias, os órgãos governamentais e a sociedade civil. Toda ação ganha muito mais força quando, na ponta, nós encontramos mulheres que abraçam a causa e que se tornam porta-vozes para toda a comunidade” destacou a secretária da Mulher, Ericka Filippelli.

Autoestima

Foi o conhecimento do próprio corpo que salvou a vida de Jussara Alves, 37 anos. Há sete anos, quando ela deixou de amamentar, percebeu que uma mama estava mais densa do que a outra. O sinal de alerta se acendeu, e ela procurou um médico.

Fotos: Ascom/SMDF