O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou, nesta sexta-feira (6), a entrega das primeiras 58 unidades habitacionais do bairro Alto Mangueiral, em São Sebastião. A iniciativa marca o início de um dos maiores empreendimentos habitacionais da região, com previsão de mais de 7 mil moradias destinadas a cerca de 23 mil pessoas.

As unidades entregues estão localizadas no condomínio Alto da Figueira e beneficiam mais de 230 pessoas. Cada casa possui 74 m², distribuídos em dois pavimentos com três quartos (sendo uma suíte), dois banheiros, sala, cozinha, área de serviço e duas vagas de garagem. Duas dessas unidades foram adaptadas para pessoas com deficiência, com acessibilidade total e planta térrea.

O projeto do Alto Mangueiral é conduzido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) e contempla 7.004 unidades habitacionais, sendo 5.888 apartamentos e 1.116 casas. As moradias são destinadas a famílias com renda de até 12 salários mínimos, habilitadas por meio do Programa Habita Brasília – Eixo Morar Bem, em parceria com cooperativas habitacionais.

Além das residências, o bairro foi planejado com infraestrutura completa, incluindo redes de saneamento, energia elétrica, vias pavimentadas, ciclovias, áreas verdes e espaços comerciais. A região também contará com equipamentos públicos como escolas, creches, Unidade Básica de Saúde (UBS) e o futuro Hospital Regional de São Sebastião, que terá 100 leitos e está em fase de licitação pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Durante a entrega, o governador Ibaneis Rocha destacou o compromisso do governo com a qualidade de vida da população:

“Estamos construindo, dentro do nosso governo, duas novas cidades. Uma é o Itapoã Parque, onde já entregamos em torno de seis mil moradias, e, agora, o Alto Mangueiral. Eu fiquei impressionado em ver a qualidade de vida que vocês vão ter aqui, com condomínios fechados, com segurança e próximos à cidade com todos os equipamentos públicos à disposição. Foi isso que mudamos no nosso governo, de trazer infraestrutura pública em todas as áreas residenciais lançadas, e aqui não será diferente” .

A vice-governadora Celina Leão também ressaltou a importância da entrega:

“Entregar as primeiras unidades do Alto Mangueiral é mais um passo firme que damos para garantir moradias dignas, regularizadas e de qualidade para a nossa população, em uma região moderna, funcional e com toda a infraestrutura necessária, incluindo equipamentos públicos para atender aos moradores. É mais uma entrega que reflete o nosso compromisso com uma política habitacional sólida, estruturada, pensada para o presente e para o futuro da nossa cidade” .

Com essa entrega, o Governo do Distrito Federal reafirma seu compromisso com a expansão de moradias acessíveis e de qualidade, promovendo o desenvolvimento urbano e social da região de São Sebastião.