A partir de 6/2, servidores(as) e visitantes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) poderão visitar a exposição de pinturas “Esperança”, de Frank Hopkinson. As obras estarão expostas no Memorial do TJDFT – Espaço Lila Duarte Pimenta, localizado no Térreo do Bloco A. As obras fazem parte dos trabalhos selecionados para integrar o calendário de lançamentos de livros e exposições de arte de 2025.
Guianês radicado no Brasil, Frank produz uma arte forte e impactante. O nome da exposição refere-se à esperança que tem de ver a arte acessível, respeitada e valorizada.
Ao usar tinta a óleo e massa acrílica sobre telas em branco, o artista faz surgir imagens cheias de significado e beleza, numa explosão de cores intensas e vibrantes. Apaixonado pelo Brasil e suas cores, seu estilo é marcante e sofisticado, irradiando luminosidade e criando uma atmosfera acolhedora. Detalhes delicados acrescentam um toque de requinte e feminilidade às obras. O resultado é uma pintura que combina técnica refinada e atmosfera poética. Um convite para observar a delicadeza dos traços, das texturas e da luz.
A exposição ficará aberta à visitação até o dia 26/2.
Barato é um barato!
Na mesma data, a partir das 16 h, o escritor brasiliense Mario Sales estará presente apresentando os livros da série “Barato”. Nas obras, o personagem Barato, criado por Mario em 2001, ensina educação financeira para os pequenos de maneira lúdica e divertida. O autor também é responsável pelas ilustrações do livro, outro grande talento que possui. Fã do apresentador Daniel Azulay, aprendeu a desenhar sozinho ainda na infância. Servidor público, pedagogo (UnB), especialista Lato Sensu em Design Instrucional e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Mario usa todos seus conhecimentos unindo-os em uma narrativa simples e ilustrações encantadoras, buscando incentivar as crianças a compreenderem o valor do dinheiro e a importância das boas escolhas desde cedo.
“O Memorial TJDFT é um espaço de preservação da nossa história institucional e de valorização da cultura. Ao reunir documentos, processos históricos, fotografias e obras de arte, ele se torna fonte de inspiração para magistrados, servidores e para toda a sociedade. Exposições como esta, que celebram a força da natureza e suas cores vibrantes, reforçam o papel do Memorial como ambiente de conhecimento, reflexão e sensibilidade. Convido toda a comunidade a visitar e prestigiar o Memorial TJDFT, que é um verdadeiro patrimônio da Justiça do Distrito Federal”, disse o 1º vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Casemiro Belinati.
Visite o Memorial
Inaugurado em 2010, durante as comemorações do cinquentenário do TJDFT, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte tem por missão divulgar a memória do Tribunal, além de pesquisar, preservar e difundir a história da Justiça da capital brasileira. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário local.
O Memorial TJDFT está localizado no térreo do Bloco A do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas ou monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.
Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT






