Marketing de influência é uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais compradores.

Como benefício, os influenciadores interferem nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca. Isso ocorre porque estabeleceram com ela uma relação de confiança legítima.

Veja uma palestra online realizada na Campus Party com apresentação do youtuber Eldo Gomes:

O influencer marketing — termo original, em inglês — não é mais uma aposta. É uma realidade. O Estados Unidos historicamente abrem a trilha das inovações para os demais países. Lá, é apontado como uma das grandes tendências. Um artigo publicado em janeiro de 2017 pela renomada revista americana Entrepeneur aponta cinco motivos para acreditar em sua explosão.

“O marketing inspirado pelo boca a boca gera mais que o dobro de vendas em comparação com propaganda. Além disso, os consumidores têm uma taxa de retenção 37% maior”, segundo a Forbes

Influencer marketing (termo original) segue os mesmos passos

Nesse aspecto, marketing de influência é idêntico. Com uma abordagem mais ampla e ao mesmo tempo acessível para empresas com orçamentos enxutos, essa nova modalidade admite somente o mesmo tipo de ROI. Em outras palavras, relacionamento é apenas o meio, gerar lucro é o fim.

Isso talvez explique por que o termo influencer marketing seja cada vez mais buscado. Uma rápida pesquisa no Google Trends aponta esse crescimento, como mostra o gráfico abaixo, que compreende o período de janeiro de 2012 a janeiro de 2017.

Fonte: Portal Comunique-se!