Entre os dias 21 e 23 deste mês de maio, São Paulo sediará a principal feira do setor espacial da América Latina, reunindo construtores de foguetes, desenvolvedores de satélites e prestadores de serviços de mapeamento e de internet via satélite. O SpaceBR Show 2024, que chega à sua 4ª edição, ainda terá um fórum com palestrantes brasileiros e estrangeiros para debater os principais assuntos do momento nessa área, como o retorno do Homem à Lua, os avanços do Programa Espacial Brasileiro, as oportunidades de negócios espaciais, entre outros.

O evento organizado pela MundoGEO, que recentemente foi adquirida pela Italian Exhibition Group (IEG), dará a oportunidade aos visitantes de verem os principais desenvolvimentos tecnológicos do setor espacial, como réplicas em escala real de satélites e projetos de foguetes, seja de empresas privadas ou de instituições públicas, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Na lista de expositores estão empresas que estão se destacando nesse novo momento da corrida espacial, como a sul-coreana Innospace, que realizou o primeiro lançamento de uma companhia privada no Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA), no Maranhão. Além dela há as brasileiras Visiona e Pion, desenvolvedoras de satélites que já foram lançados pela SpaceX nos EUA. A Quasar, Akaer, Orbital, C6, CNIC, White Martins, Airvantis e Arycom, entre outras, também marcarão presença, além do Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ITA), Universidade de Brasília (UNB), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), Embrapa, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Agência Espacial Brasileira (AEB).

Essas empresas e instituições representam parte de um mercado que atingirá US$ 1,8 trilhão até 2035, segundo um estudo do Fórum Econômico Mundial em parceria com a McKinsey & Company. Entre os propulsores desse movimento estão, principalmente, tecnologias de posicionamento, navegação, comunicações e Observação da Terra.

“O setor espacial vive um novo momento, com a participação mais intensa da iniciativa privada, que abre novas oportunidades não só no espaço, mas aqui na Terra. E o SpaceBR Show 2024 vai reunir mais uma vez esse setor para que novos negócios sejam encaminhados e que tragam benefícios econômicos para o mercado espacial e para a sociedade como um todo”, comenta o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.