Presidente do Sebrae participa de seminário sobre a modernização do Estado

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, participou na manhã desta terça-feira (11), da abertura do Seminário Internacional Desafios para a Modernização do Estado, promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República e Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Melles destacou a importância do evento para melhorar a gestão do Estado brasileiro e as experiências que o país pode receber de outros órgãos internacionais participantes do encontro, que contou com a presença de três ministros e diversas autoridades. O seminário se encerra nesta quarta-feira (12) com uma oficina na Enap.

“No seminário, vários países estão trocando experiências sobre a modernização do Estado e é o que o governo está procurando fazer aqui, tentando caminhar para melhorar cada vez mais sua gestão”, afirmou Carlos Melles. “E o Sebrae está presente, como sempre, por sua capilaridade, pois nos interessa estar ativos nesse movimento pela modernização, assim como pela desburocratização, entre outras coisas”, afirmou o presidente do Sebrae, observando que isso vai beneficiar principalmente o cidadão e os pequenos negócios no país. “Esperamos que isso chegue à sociedade”, ressaltou Melles.

O secretário Geral da Presidência da República, ministro Jorge Oliveira, afirmou que o tema é de grande importância para a sociedade. “Temos que ter uma mudança estrutural”, observou o ministro, se referindo ao processo de modernização do Estado brasileiro. Segundo ele, hoje o governo trabalha com a redução de pelo menos 60 mil atos normativos, o que ajuda na desburocratização. “É preciso que o sistema seja mais simples para que os cidadãos tenham mais acesso aos serviços do Estado”, ressalta o secretário. “Queremos um governo que exista para servir o cidadão”, acrescenta o secretário Especial de Modernização do Estado, José Ricardo da Veiga.

O objetivo do seminário é a troca de experiências, principalmente sobre o enfrentamento à burocracia estatal e os esforços para a modernização dos serviços públicos. “O governo tem como prioridade a desburocratização e a melhoria do ambiente de negócios”, observa o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Marcos Pontes. Nesta quarta-feira, acontece na sede da Enap, uma oficina cujo objetivo é fazer um levantamento das propostas de conceitos, diretrizes, instrumentos e estrutura de governança e outros temas ligados à Política Nacional de Modernização do Estado.

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.