O evento, organizado pelo Sebrae no DF, objetiva criar uma agenda de desenvolvimento visando transformar a realidade das empreendedoras do DF e do Brasil

Todos os dias, mulheres de diferentes origens, histórias e experiências contribuem ativamente para impulsionar a economia brasileira. Essas mulheres, as chamadas empreendedoras, materializam ideias inovadoras, colocam em prática habilidades ímpares – muitas excepcionais – e, gradualmente quebram barreiras, superam desafios significativos e assumem responsabilidades, buscando não apenas o sucesso empresarial ou pessoal, mas, acima de tudo, com o desejo de gerar impacto social positivo em suas vidas, famílias e comunidades.

Com o objetivo de impulsionar a participação feminina no cenário empreendedor do Distrito Federal e, potencialmente do Brasil, o Sebrae no DF abriu oficialmente na noite desta quinta-feira, 29 de fevereiro, a primeira edição do Movimente – Mulheres Criativas Quebrando Barreiras. O evento acontece até esta sexta-feira, 1º de março, no Centro de Convenções Brasil 21, na Asa Sul, e irá resultar na construção de uma agenda efetiva. A intenção da instituição de apoio aos pequenos negócios e fomento ao empreendedorismo é concluir o evento com um plano de iniciativas, envolvendo toda a sociedade, para estimular o empreendedorismo feminino como solução para a independência financeira, ascensão social, redução das desigualdades de gênero e promoção de oportunidades para as mulheres.

Idealizadora do evento e entusiasta de políticas públicas voltadas para o tema, a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, abriu a realização falando da alegria em promover o evento. A dirigente comentou com o público que a concepção do evento foi impulsionada por um amplo estudo conduzido pelo Sebrae no Distrito Federal, que buscou compreender os desafios enfrentados pelas empreendedoras, bem como suas práticas no mundo dos negócios.

“Começamos esse trabalho com as empreendedoras para entender melhor quais as dificuldades, quais as problemáticas que elas precisam enfrentar. Com a união desse grande movimento, agora queremos saber o que podemos fazer, por meio de políticas públicas, para alcançar todas as mulheres empreendedoras do DF”, explicou Rose.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, falou acerca das dificuldades enfrentadas pelas mulheres empreendedoras, como a violência econômica, a falta de apoio financeiro e a desigualdade de gênero. Ela ressaltou, ainda, a importância da redistribuição do trabalho doméstico, igualdade de oportunidades e financiamento e celebrou a realização do Movimente como um evento capaz de colaborar para sanar esses gargalos.

“Vamos sair fortalecidas com o resultado deste evento, que certamente será promissor. o Brasil não pode renunciar ao trabalho do empreendedorismo feminino e diverso. A diversidade é mãe da inovação, e é a inovação que é mãe do empreendimento. Então, esta é a nossa trilha, este é o caminho que seguiremos”, assegurou ela.

Margarete também destacou a necessidade de os homens compartilharem as tarefas domésticas e apoiarem as mulheres em seus negócios.

Foto: Rafael Victor