Os guias de turismo de todo o país já podem contar com mais uma facilidade para comprovar a regularidade de sua atuação profissional. A novidade é que, por meio do site do Cadastur (cadastro nacional de empresas e profissionais que atuam no setor de turismo), eles terão disponíveis a versão digital de seu crachá de guia de turismo. Para visualizar o documento on-line é preciso que o profissional acesse seu cadastro no Cadastur, disponível no celular ou outro dispositivo eletrônico, e clique na ação “emitir crachá”.

A iniciativa beneficia tanto novos guias de turismo que realizaram o cadastro agora, quanto aqueles que precisam renovar ou atualizar a inscrição. A proposta é agilizar o prazo para que esses profissionais possam receber o documento com mais facilidade e iniciar suas atividades no setor. Isso porque o acesso digital a carteira permitirá que o guia tenha a oportunidade de portar uma credencial confiável que o gabarita para exercer a profissão perante agências de turismo e ao próprio turista, logo após a inscrição e validação do registro no Cadastur, enquanto aguarda a entrega do documento físico. Na versão digital, será possível também atualizar a conclusão de cursos profissionalizantes, como o de idiomas ou libras.

De acordo com o Ministério do Turismo, a medida beneficia mais de 24 mil profissionais que atuam no setor e exercem a função de acompanhar, orientar e transmitir informações sobre destinos e atrativos que enriquecem a experiência dos turistas em todo o Brasil. “É importante esclarecermos que a carteira digital não substitui o documento físico, que hoje já é utilizado pelos guias de turismo. Pelo contrário, é mais uma facilidade que eles podem contar, a partir de agora”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.