Que uma boa ideia de negócio, capaz de gerar solução para problemas da sociedade, pode surgir em qualquer lugar, não há dúvidas. Que muitas empresas inovadoras, sobretudo as do Nordeste, têm condições de ampliar a escala de atuação e chegar também ao mercado internacional, também não é ponto de interrogação. Porém, os meios e os requisitos necessários para essa estratégia ser bem sucedida, assim como os riscos, são ainda o freio para grande parte dos empreendedores inovadores deixarem de incluir o mercado internacional no plano de negócio. As exigências e o perfil compatível de startup que o mundo exige serão o foco das discussões do Summit Internacional de Inovação, cuja programação começa nesta terça-feira (17). O evento vai reunir especialistas dessa área no Brasil e de Portugal para debater e trocar experiências com empreendedores locais e nacionais sobre essa questão. O encontro é completamente online e gratuito. As inscrições ainda podem ser feitas pelo site https://www.rn.sebrae.com.br/summit-internacional/.

“Trouxemos diferentes cases de diferentes países para esse evento. E essas interações facilitam a inovação. Quem participar do Summit terá condições de verificar o que mais se encaixa em sua realidade para que aplique no mercado local e mundial”, explica David Góis, gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN.

David Góis explica que podem participar do evento empresas de qualquer segmento, tanto as empresas de base tecnológica e startups, quanto empresas tradicionais do varejo, comércio e indústria. “O mais importante é que eles absorvam esses direcionamentos, vistos nesses casos de sucesso, e adaptem à sua realidade. Quanto mais heterogêneo for o evento, mais rico se torna, facilitando a inovação, a identificação e a execução da inovação na empresa”, diz.

Públicos variados

Durante quatro dias, gestores de instituições integrantes de ecossistemas de inovação, comunidades de startups, empreendedores digitais, donos de empresas inovadoras, geeks, gamers, investidores, estudantes e amantes da tecnologia vão discutir os principais aspectos da internaciolização dessas empresas, levando em conta, temas como gestão, planejamento, governança, sustentabilidade e marketing. O evento é promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e co-produzido pelo Instituto Metrópole Digital (IMD-UFRN), FIERN, Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Prefeitura de Natal e Rede Potiguar de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Repin), juntamente com a Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal. 

A ideia é concentrar esforços para criar um ambiente virtual de aprendizagem, trocar experiências e conhecimento para incentivar o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte, com foco no mercado internacional. A programação é abrangente e vai envolver os principais nomes do cenário digital do país e experiências bem sucedidas de hubs de inovação no Brasil e na Europa. Uma oportunidade imperdível de entender para onde esse segmento empresarial caminha no mundo. 

Agência Sebrae de Notícias