O TikTok anuncia, nesta quinta-feira (9), novidades sobre os esforços contínuos para ajudar os criadores a expressarem sua criatividade de forma segura e responsável com o conteúdo gerado por inteligência artificial (AIGC).

A plataforma está começando a rotular automaticamente estes conteúdos quando eles são carregados a partir de determinadas plataformas. Para isso, a empresa firmou parceria com a Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA) se tornando a primeira plataforma de compartilhamento de vídeos a implementar sua tecnologia de Content Credentials (credenciais de conteúdo). Para ajudar a comunidade a navegar pelo conteúdo gerado por inteligência artificial e a desinformação on-line, também estão sendo lançados novos recursos de alfabetização midiática, que foram desenvolvidos com a orientação de especialistas, incluindo Mediawise e WITNESS.

A inteligência artificial possibilita oportunidades criativas impressionantes, mas pode confundir ou enganar os espectadores se eles não souberem que o conteúdo foi gerado artificialmente. A rotulagem ajuda a deixar esse contexto claro, e é por isso que o TikTok vem implementando uma série de ferramentas. Em 2023, foi criado o rótulo automático de conteúdo gerado com efeitos de IA no TikTok. Há mais de um ano, também é exigido que os criadores rotulem o conteúdo produzido com IA realista. Para facilitar esse processo, foi lançada uma ferramenta que já foi usada por mais de 37 milhões de criadores desde o último trimestre de 2023.