A Federação Internacional do Automóvel (Fédération Internationale de l’Automobile, FIA), entidade reguladora mundial do automobilismo e federação de organizações de mobilidade do mundo inteiro, anunciou hoje que iniciará um processo de licitação para escolher o novo detentor dos direitos comerciais do Campeonato Mundial de Rali da FIA (World Rally Championship, WRC).
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250821904059/pt/

FIA World Rally Championship
Isso acontece após um longo período de discussões com a Red Bull e a KW25, as atuais detentoras dos direitos comerciais do Campeonato Mundial de Rali da FIA, que decidiram dar início ao processo.
Nos últimos anos, o Campeonato Mundial de Rali da FIA conquistou popularidade, com uma audiência televisiva acumulada de 1,3 bilhão e mais de 4 milhões de visitantes no local em 2024. Com quase metade do público presente na faixa de 18 a 34 anos, o Campeonato apresenta um grande potencial de crescimento para os próximos anos. A próxima fase da competição ocorrerá no dia 28de agosto, no Rally do Paraguai, que estreia como anfitrião este ano.
A prioridade da FIA é garantir que o WRC esteja adequadamente posicionado para maximizar este potencial e proporcionar valor a todos os seus stakeholders, incluindo pilotos, equipes, fabricantes, organizadores e fãs, ao mesmo tempo em que preserva sua forte herança.
A FIA planeja trabalhar com a Red Bull e a KW25 para encontrar um novo detentor de direitos comerciais que esteja comprometido com investimentos sustentáveis a longo prazo no Campeonato e para garantir um futuro mais promissor para o WRC. Trata-se de uma oportunidade empolgante para uma empresa recém-estabelecida elevar o campeonato a um patamar superior e construir engajamento com uma nova geração de admiradores.
A J.P. Morgan, instituição de serviços financeiros de alcance global, desempenhará a função de consultora financeira para a Red Bull e a KW25, auxiliando-as no decorrer do procedimento de licitação.
Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, disse:
“O Campeonato Mundial de Rali da FIA vive um momento emocionante em sua história. Milhões de admiradores do mundo inteiro acompanham a ação, e um público mais jovem e emergente promove sua expansão mundial. Este campeonato possui um grande potencial e é nosso dever, enquanto órgão regulador, garantir que ele continue a crescer e alcance novos patamares.
Este processo é uma etapa importante e definirá a visão de longo prazo do WRC. Estou convencido de que, com a parceria adequada, podemos elevar o campeonato a um patamar superior, preservar sua orgulhosa herança e expandir seu alcance global para as próximas gerações de fãs”.
Malcolm Wilson OBE, vice-presidente da FIA para o esporte, disse:
“O Campeonato Mundial de Rali da FIA é a competição de automobilismo mais antiga da categoria, uma das competições mais empolgantes do mundo, com uma herança singular e uma trajetória de crescimento emocionante pela frente. O processo de licitação para o detentor dos direitos comerciais representa uma excelente oportunidade para um novo empreendimento levar o campeonato para o próximo capítulo, com uma renovada energia e investimento. Vamos trabalhar com a Red Bull e a KW25 para buscar a melhor opção para esta importante função”.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250821904059/pt/
Contato:
Para consultas da mídia, entre em contato com:
Jonathan Refoy, Diretor de Comunicações: jrefoy@fia.com
Maria Zander, Gerente de Comunicações Corporativas: mzander@fia.com
Sven Good, Coordenador de Comunicações Esportivas: sgood@fia.com
Omar Sharif, Gerente de Comunicações Esportivas: osharif@fia.com
Fonte: BUSINESS WIRE