O GDF reforçou a obrigatoriedade do uso de QR Code nos veículos que atuam no transporte por aplicativo no Distrito Federal. O prazo para instalação do dístico termina nesta segunda-feira, 23, e a medida passa a valer com possibilidade de sanções para quem descumprir a norma. A iniciativa busca ampliar a segurança dos passageiros e garantir mais transparência no serviço.
A determinação foi instituída pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal por meio da Portaria nº 261, publicada em setembro de 2025. O documento estabelece que todos os motoristas do Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros por Aplicativo devem fixar no para-brisa dianteiro um dístico com QR Code, permitindo a verificação rápida da regularidade do veículo e do condutor.
Dados do sistema da secretaria apontam que, até a última quinta-feira, 28.146 motoristas haviam emitido o documento. Somente em janeiro foram 2.907 emissões, enquanto em fevereiro o número chegou a 3.439. Apesar do avanço, mais de 34.800 prestadores ainda não acessaram o sistema para baixar o código gratuito, o que acende o alerta das autoridades para o cumprimento do prazo.
Os motoristas também podem acessar o manual de emissão do dístico Stip, onde se encontram todas as orientações para emissão e uso do código.





