A 6ª edição da Campanha Vem Brincar Comigo foi encerrada nesta quarta-feira (29) com a participação de mais de 500 crianças no parque de diversões Nicolândia, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. A iniciativa é coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais do Governo do Distrito Federal (GDF), sob a liderança da primeira-dama Mayara Noronha Rocha.
“Foi uma parceria sensacional, conseguimos fechar o Nicolândia para as nossas crianças. Elas puderam brincar várias vezes no mesmo brinquedo, não pegaram filas. Então, foi um momento realmente marcante. Eu venho falando que brincadeira de criança é coisa séria e eu tenho memória afetiva exatamente aqui. Eu cresci frequentando esse lugar e poder proporcionar esse momento para crianças que nunca tiveram a oportunidade de ir a qualquer parque de diversão e agora podem ir pela primeira vez em uma montanha-russa, no elevador, no carrossel, foi gratificante”, destacou a primeira-dama.
Durante a ação, as crianças tiveram acesso exclusivo aos brinquedos do parque, com transporte e alimentação garantidos. A campanha integra o calendário oficial do GDF e tem como foco o desenvolvimento lúdico e afetivo da infância.
Para muitas crianças, foi a primeira visita a um parque de diversões. Alyce do Nascimento, 8 anos, do Instituto Koinonia, relatou a expectativa: “Fiquei tão ansiosa que na segunda-feira eu já tinha arrumado minha roupa”. Sophia Emanuelly de Sousa, também de 8 anos, destacou o tamanho do parque e a vontade de ir direto ao brinquedo de terror.
O presidente do Instituto Koinonia, Paulo César Santana, afirmou que a ação representa mais do que um momento de lazer. Segundo ele, trata-se de um investimento no futuro das crianças, ao proporcionar experiências que ampliam suas perspectivas.
A campanha, lançada em 20 de agosto, teve como objetivo a arrecadação de brinquedos novos ou usados em bom estado para crianças atendidas por instituições sociais. Até 10 de outubro, foram arrecadados cerca de 50 mil brinquedos, distribuídos a partir de pontos de coleta como o Palácio do Buriti, secretarias de Estado, administrações regionais, batalhões do Corpo de Bombeiros e o ParkShopping.
Além da distribuição de brinquedos, a campanha promoveu outras ações. A Carreta da Inclusão percorreu o Sol Nascente/Pôr do Sol, levando atividades e brinquedos para cerca de 5 mil crianças. Outras ações ocorreram no Festival Na Praia e no Hot Zone do ParkShopping, com a participação de pacientes do Hospital da Criança, crianças em situação de vulnerabilidade e idosos atendidos pelos Cecons.
Desde sua criação, em 2019, a campanha já arrecadou mais de 147 mil brinquedos, beneficiando crianças de todas as regiões do Distrito Federal. Em 2025, mais de 10 mil crianças participaram das atividades e mais de 40 mil receberam brinquedos.
A primeira-dama destacou que a campanha reforça a importância de considerar a brincadeira como política pública. Segundo ela, o impacto vai além do momento de lazer, contribuindo para o desenvolvimento social e emocional das crianças envolvidas.



 
                                    


