A Câmara Legislativa prorrogou as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação (PPFE). Capitaneada pela Comissão de Educação e Cultura da Casa, a premiação visa selecionar projetos inovadores que contribuam para incrementar, enriquecer e solucionar desafios do campo educacional. As inscrições estarão abertas até o dia 8 de setembro, pelo site do PPFE, que disponibiliza o edital para consulta.
Podem participar profissionais de educação, professores, estudantes, familiares de alunos, estudiosos da temática, ativistas e comunidades escolares de forma geral. Outro requisito é que os candidatos se destaquem por ações que promovam a gestão escolar democrática, o Plano Distrital de Educação, o direito à educação e/ou projetos político-pedagógicos que impactem os territórios onde as instituições educativas se inserem.
Para participar da 3ª edição do Prêmio, os projetos precisam ser inscritos em uma das seguintes temáticas:
– Educação sobre história e cultura afro-brasileira, indígena e antirracista
– Promoção da inclusão e diversidade na educação
– Cultura de paz
– Educação ambiental e patrimonial
– Práxis transformadoras nas áreas do conhecimento e na formação continuada
– Proteção da criança e do adolescente
– Inclusão digital
– Interação entre escola e comunidade
A Comissão selecionará três finalistas de cada um dos eixos temáticos. No dia 25 de setembro, a Câmara vai realizar uma sessão solene para entregar as homenagens aos vencedores. As dúvidas acerca do PPFE devem ser encaminhadas pelo e-mail premiopaulofreire@cl.df.gov.br.