Goiás: Luziânia abre Circuito de Cavalhadas do Governo de Goiás

O município é o único do Entorno do Distrito Federal (DF) a participar do Circuito e neste ano foi escolhido para abrir a temporada que vai até outubro em mais 14 cidades.

Pela segunda vez consecutiva, Luziânia – única cidade do Entorno do Distrito Federal, participa do Circuito de Cavalhadas, com outros 14 municípios em todo o estado de Goiás. Porém, desta vez, a cidade abre o evento, neste sábado (11), no Ginásio Poliesportivo José de Araújo Leite, na Avenida Dr. João Teixeira. A entrada é gratuita.

A conquista foi resultado de uma colaboração efetiva entre a Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) e as autoridades locais. Para Caroline Fleury, secretária da SEDF-GO, o evento é um marco para região. “É muito simbólico que a abertura seja no Entorno. Luziânia é o berço de Goiás e uma das primeiras a incorporar a tradição das Cavalhadas que se perpetua a cada geração”, disse.

Segundo o coordenador das Cavalhadas em Luziânia, Tiago Machado, o município foi a primeiro do estado de Goiás a realizar a festa no ano de 1751, depois em 1819. “Em 1999, as Cavalhadas se tornam tradição até 2006. Depois, só em 2023 foi retomada, e no próximo dia 11 de maio abre o Circuito das Cavalhadas com expectativa de não mais deixar de abrir o evento”, explica.

O evento não apenas resgata tradições centenárias, mas também promove o turismo cultural e fortalece os laços entre as comunidades do estado. A abertura do Circuito de Cavalhadas em Luziânia promete ser um espetáculo memorável, repleto de cores, música e história.

Yara Nunes, secretária de Cultura de Goiás, conta que o festejo caiu no gosto do povo e se consolidou em todo o estado, ganhando ainda mais significado com a volta de Luziânia ao roteiro oficial. “Ao lado de Pirenópolis, o município do Entorno no Circuito reforça o compromisso do Governo do Estado em preservar e fortalecer essa manifestação cultural, que é tão importante para a identidade do nosso povo”.

Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Crixás, Santa Terezinha de Goiás, Pilar, Corumbá, Cidade de Goiás, Niquelândia e Silvânia são as outras cidades em que ocorrem as Cavalhadas sempre entre maio e outubro. A realização é do Governo de Goiás, por meio da Secult-GO. Que neste ano investiu recursos da ordem de R$ 4 milhões para celebração o Circuito.

Tradição em Família

A celebração é uma forma de reunir famílias. “O mundo das Cavalhadas é o meu mundo desde muito pequeno. Quando houve a última apresentação da celebração em 2006 era um dos Soldado Mouro e meu pai, o Rei Mouro. Hoje, aos 35 anos volto como Rei Mouro, meu pai o Embaixador Mouro e meu filho de 7 anos, já figura nas ‘Cavalhadinhas’.”, explica o presidente da Associação das Cavalhadas em Luziânia, Wallysson Soares Meirelles.

A vida de Wallysson ganha contornos diferentes neste período em que o circuito ocorre. “Temos um grupo com festeiros de todo o Estado e fazemos questão de prestigiarmos uns aos outros. É um momento em que formamos novas amizades e resgatamos aquelas que ficaram em tempos passados.” O Rei Mouro se orgulha de rever conhecidos dos tempos de escola que também estavam envolvidos nas Cavalhadas e garante que além dos 24 atores da encenação há quase uma centena de cidadãos envolvidos na produção do espetáculo que deve movimentar toda a cidade.

Nilson Florentino Meirelles, 61 anos, pai de Wallysson é um exemplo para todos por ser o participante com mais idade. Ele não esconde sua paixão nem expectativa. “Espero que eu participe por pelo menos mais 15 anos. Estamos ansiosos e ensaiando muito para garantir sucesso ainda maior”.

Fonte: Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás | Foto: Divulgação