A autora de “De onde surgem as grandes ideias?” mora na China há 10 anos.

Inicialmente, Larissa mudou-se para o país oriental, com o objetivo de fazer seu pós-doutorado, no departamento de astronomia na Universidade de Ciência e Tecnologia da China (USTC) – uma das mais bem conceituadas do país. “Trabalhar na China tem sido uma grata surpresa. Para além da pesquisa, as trocas culturais e de experiências têm sido transformadoras, me proporcionando aprendizados diversos que refletem até mesmo na minha paixão pela divulgação científica”, enfatiza.

Larissa se destaca no campo da Cosmologia, o ramo da ciência dedicado ao estudo e observação da evolução do universo como um todo. A astrofísica se concentra especificamente no estudo da radiação cósmica de fundo, um vestígio do universo primitivo que permeia todo o universo. As informações extraídas dessa radiação são de fundamental importância para a cosmologia, pois é através delas que se desenvolve os modelos de evolução do universo.

A radiação cósmica de fundo foi descoberta em 1965 e é essencial para se entender o universo. Larissa utiliza telescópios avançados para medir essa radiação, permitindo insights sobre a formação inicial e a expansão subsequente do cosmos.

Apesar de seu trabalho pioneiro, Larissa faz parte de um grupo ainda pequeno de mulheres na ciência brasileira, visto que a Academia Brasileira de Ciência conta com apenas 11% de mulheres em seus quadros, refletindo a necessidade de maior inclusão feminina nesta área tão fundamental.

Serviço: “De onde surgem as grandes ideias?” – Lançamento em todo o País

Evento de lançamento

Dia: 10 de maio, sexta-feira

Horário: 19h

Local: Livraria da Travessa – Casa Park (Brasília)
Link de compra no Amazon: https://www.amazon.com.br/dp/6556254983?ref_=cm_sw_r_mwn_dp_S4K0NYCKDCN53ZERJMJ6&language=en_US