Setur-DF e Embratur unidas em prol do Turismo Brasileiro

eldogomes.com.br
Siga-me

Objetivo é compartilhar dados sobre perfis de turistas e mercados internacionais para acelerar a retomada do turismo em Brasília.

Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) finalizaram, nesta quinta-feira (13/08), os detalhes finais para um acordo de cooperação técnica na área de inteligência competitiva. O objetivo da parceria é acelerar a retomada do turismo utilizando dados construídos por ambos os órgãos, com perfis dos turistas, demandas e expectativas dos mercados nacionais e internacionais no período pós-pandemia de Covid-19.

Em videoconferência com o coordenador de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, Gentil Venâncio, a secretária Vanessa Mendonça ressaltou a importância da cooperação para a construção de diferentes abordagens junto aos países. “São dados que nos dão mais segurança para estruturar um planejamento para atender os interesses dos turistas neste momento”, afirmou. “É um acordo que vai abastecer nosso grupo de inteligência para trabalhar de forma individual os principais mercados internos e externos de turismo de Brasília”, destacou.

Gentil Venâncio fez uma ampla apresentação tanto dos dados nacionais quanto do Distrito Federal. Segundo pesquisas da Embratur e do Ministério do Turismo, a principal tendência do mercado brasileiro neste momento é o turismo de proximidade e com perfil ecológico. “As pessoas tendem a se deslocar para destinos próximos de suas cidades, a locais menos óbvios, menos movimentados e com uma forte inclinação ao ecoturismo, ao bem-estar e à sustentabilidade”, apontou.

Segundo o coordenador, a formação do banco de dados de inteligência competitiva leva em consideração uma gama complexa e profunda de dados não apenas turísticos, mas socioeconômicos. “Índices como desemprego e fechamento e abertura de negócios ligados ao turismo influenciam no planejamento feito, assim como a própria disposição do turista em viajar, que tipo de eventos está disposto a ir”, disse Gentil Venâncio.

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,