3 lugares para chegar nos Lençóis Maranhenses pelo Rio das Preguiças

3 lugares para chegar nos Lençóis Maranhenses pelo Rio das Preguiças
3 lugares para chegar nos Lençóis Maranhenses pelo Rio das Preguiças

Os Lençóis Maranhenses são um dos destinos turísticos mais populares do Brasil. O parque nacional, localizado no estado do Maranhão, é conhecido por suas dunas de areia branca, lagoas cristalinas e vegetação exuberante.

Uma das maneiras mais populares de chegar aos Lençóis Maranhenses é pelo Rio das Preguiças. O passeio de lancha voadeira dura cerca de 8 horas e passa por três lugares imperdíveis:

Vassouras

A primeira parada é em Vassouras, um pequeno povoado que fica a cerca de 30 km de Barreirinhas. O local é conhecido por suas dunas, que são menores que as dos Lençóis Maranhenses, mas ainda assim muito bonitas.

Em Vassouras, é possível fazer um passeio de quadriciclo pelas dunas, visitar o Parque dos Pequenos Lençóis ou simplesmente relaxar na praia.

Mandacaru

A segunda parada é em Mandacaru, um vilarejo que fica a cerca de 60 km de Barreirinhas. O local é famoso pelo seu farol, que fica no alto de uma duna e oferece uma vista panorâmica da região.

Em Mandacaru, também é possível visitar o Projeto Tamar, que trabalha na preservação das tartarugas marinhas.

Caburé

A terceira e última parada é em Caburé, uma península que fica a cerca de 90 km de Barreirinhas. O local é conhecido por suas praias paradisíacas, onde é possível relaxar e aproveitar o sol e o mar.

Em Caburé, também é possível fazer um passeio de barco pelo rio Preguiças ou visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Dicas para viajar pelo Rio das Preguiças

  • A melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é durante a seca, que vai de junho a setembro. Nesse período, as lagoas estão cheias e as dunas estão mais altas.
  • O passeio de lancha voadeira pelo Rio das Preguiças é uma experiência imperdível. No entanto, é importante reservar o passeio com antecedência, principalmente durante a alta temporada.
  • Leve roupas leves e confortáveis, pois o clima é quente e úmido. Também é importante levar protetor solar, repelente e chapéu.
  • Se você for fazer um passeio de quadriciclo pelas dunas, é importante usar calçado fechado e protetor solar.

O passeio de lancha voadeira pelo Rio das Preguiças é uma ótima maneira de chegar aos Lençóis Maranhenses e conhecer as belezas naturais da região.

[ Reportagem Especial | coluna de 🌍 @ViagensDoEldo ]
Dicas sobre o que fazer nos Lençóis Maranhenses e nossa experiência incrível por lá!