Os vinhos produzidos a partir da uva Malbec estão entre os favoritos dos brasileiros. É comum muitos novos consumidores começarem suas aventuras no vinho a partir da Malbec. Isso ocorre por serem rótulos fáceis de serem encontrados no Brasil e por conta dos exemplares de entrada terem um caráter frutado, o que costuma agradar aos paladares mais sensíveis.  

Nós, do blog, listamos sete curiosidades sobre este tipo de vinho. Confira:

7 coisas sobre os vinhos de uva Malbec que você precisa saber

1| Vinificação

A Malbec pode gerar todo tipo de vinho, do rosé, aos tintos leves, vinhos de sobremesa ou mesmo  espumantes, mas o mais emblemático é o Malbec tinto encorpado. As vinificações costumam ter macerações longas.

2|  História

A Malbec é uma casta francesa, mas que se adaptou perfeitamente ao terroir da Argentina, principalmente na região de Mendoza, tornando-se a uva tinta ícone do país! A França ocupa o segundo lugar no ranking de produção mundial, seguida do Chile, que assim como a Argentina, dá vida a vinhos com aromas complexos, encorpados e geralmente de coloração rubi-violácea intensa.

3| Possui cerca de 1000 sinônimos

Quase todas as cepas possuem sinônimos, mas a Malbec (difundida durante a Idade Média) possui, ao redor do mundo, cerca de 1000 outros nomes documentados. Os mais conhecidos são Côt Noir, Auxerrois e Pressac. Mas podemos encontrar, ainda, as denominações Medoc Noir, Queue Rouge, Agreste, Gourdaux, Negrera etc. 

4| Ideal para o inverno

O melhor período do ano para usufruir do marcante sabor de um vinho Malbec consiste nas estações mais frias, ou seja, durante o outono e o inverno.

5|  Vinho de atitude

Além desse, outro ponto importante da uva Malbec são os seus taninos firmes e marcantes, algo que confere muita personalidade e presença para essas bebidas. Eles também são bastante frescos, frutados, encorpados e com uma acidez bastante balanceada.

6| Doçura

Quase sempre os Malbecs estarão na categoria “seco”, com poucos gramas de açúcar residual (1 a 5), é o mais comum no mercado, mas com sensação de maciez dada pelo álcool alto e acidez moderada.

7| Acidez

Aqui está uma grande diferença do Malbec argentino para o francês. O argentino geralmente tem acidez moderada e o francês mais alta.

Da redação

Foto: Pexels