Câmara Legislativa debaterá direitos do autistas em audiência pública

Audiência pública nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, vai debater o “Direitos dos Autistas na Educação”. O parlamentar João Cardoso (Avante) é o autor da proposta e recebeu apoio dos deputados Robério Negreiros (PSD) e Thiago Manzoni (PL) para realização do evento, que será transmitido na TV Câmara Distrital, YouTube, e e-Democracia. 

“O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o processamento sensorial de uma pessoa. Cada autista é único e merece uma abordagem individualizada. Esses têm direito a uma educação inclusiva, que promova a igualdade de oportunidades, adaptações curriculares, apoio pedagógico e ambiente acolhedor”, cita João Cardoso. 

O deputado acrescenta que a legislação brasileira garante a inclusão e acessibilidade das pessoas com transtorno do espectro autista nas escolas, promovendo ambientes acolhedores e de aprendizado. 

Para João, no entanto, a implementação da legislação de proteção ao autista na educação enfrenta desafios como a falta de capacitação dos profissionais e a falta de recursos adequados nas escolas.

Para a audiência, foram convidados o deputado Eduardo Pedrosa (União), a secretária de Estado de Educação, Hélvia Paranaguá; a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio; o secretário extraordinário da Pessoa com Deficiência do DF, Flávio Pereira Dos Santos; a pedagoga, Neuroeducadora e Criadora do Projeto ‘Já é Super Gênio’, Cleide Argenta; escritora autista e mãe de autista com livros para o Detran DF, Aline Campos; e o ex-deputado Distrital, Alírio Neto.

Foto: Felipe Noronha/SEEDF