A Arquidiocese de Brasília realiza, anualmente, a Festa dedicada à Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e de Brasília. Este ano, o evento acontecerá pela 25ª vez na Esplanada dos Ministérios, no gramado central próximo à Catedral Metropolitana que tem Nossa Senhora Aparecida, também, como padroeira.

A tradicional Missa da manhã, celebrada de forma especial para as centenas de crianças, será presidida pelo Secretário-geral da CNBB e Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Ricardo Hoepers. Será a primeira vez que Dom Ricardo participará da festa da padroeira em Brasília. O Bispo foi eleito para o ofício na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil neste ano e, logo em seguida, foi nomeado Bispo Auxiliar da Capital Federal.

Após esta Missa, acontece sempre uma manhã de diversão e sorvetes para as crianças celebrarem o seu dia. Grupos de catequese e de pastorais que trabalham com as crianças das paróquias das várias regiões administrativas do Distrito Federal organizam-se para levar os pequenos para esta manhã diferente na Esplanada dos Ministérios.

No início da tarde, começa a concentração para a novidade do ano, um show oracional com o Frei Gilson da Congregação dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo. Frei Gilson realiza um grande trabalho de evangelização através da música e, sobretudo, através das lives de adoração e oração que promove nas madrugadas onde arrebanha mais de 200 mil pessoas nas transmissões ao vivo nas redes sociais, chegando à marca de quase meio milhão de pessoas, em algumas ocasiões. O show com o frade carmelita acontecerá às 15 horas e promete atrair milhares de fiéis na Esplanada dos Ministérios.

Após o show, acontecerá o momento mais importante da Festa: A Santa Missa Solene em honra à Nossa Senhora Aparecida que, este ano, será presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo emérito de Aparecida. Isto acontecerá porque o Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, participará, no Vaticano, do Sínodo Ordinário dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco. Dom Paulo Cezar é um dos bispos representantes do Brasil no evento que acontece durante todo o mês de outubro em Roma. Dom Raymundo Damasceno, então, presidirá a Celebração na Esplanada, a convite de Dom Paulo Cezar. Dom Raymundo Damasceno foi o primeiro seminarista da Arquidiocese de Brasília, estando na gênese da história da Igreja Católica na Capital Federal.

Finalizando o evento na Esplanada, acontece, após a Santa Missa, a procissão com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida que será colocada no papamóvel utilizado pelo Papa São João Paulo II quando veio a Brasília. Junto com todo o clero e todo o povo, a Imagem percorre a Esplanada dos Ministérios onde são dadas três bençãos: a primeira
dirigida aos enfermos, a segunda dirigida aos governantes e a terceira às famílias, retornando, em procissão ao Altar montado no centro do gramado da Esplanada.

A Programação da Festa de Nossa Senhora Aparecida de 2023
contará com a seguinte programação:

9h00: Missa para as crianças presidida pelo Secretário-geral da CNBB e Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Ricardo Hoepers.
10h00 às 13h00: Festival de sorvete, brinquedos infláveis e sorteio de prêmios para as crianças.
15h00: Show com o Frei Gilson
17h00: Santa Missa Solene presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo emérito de Aparecida, e concelebrada por todo o clero da Arquidiocese de Brasília
Após a Santa Missa Solene: Procissão com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida pela Esplanada dos Ministérios.

Informações da Arquidiocese de Brasília/DF