Deputados do PT articulam ampliação da estrutura do IFB no DF

Uma articulação dos Deputados Distritais do PT com a Deputada Federal Érika Kokay e Governo Federal pretende beneficiar centenas de jovens e adultos de Sobradinho II e Ceilândia: a criação de dois novos polos do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Atualmente, a instituição oferece 56 cursos, tanto técnicos, superiores, como de pós-graduação, e está presente em Brasília, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Samambaia, Sebastião e Taguatinga.

O pleito dos parlamentares é levar novas unidades para Sobradinho II e Sol Nascente ainda este ano.
O Vice-Presidente da CLDF, Deputado Distrital Ricardo Vale (PT), ressaltou:

“Estivemos no Ministério das Relações Institucionais com o pedido, que foi uma promessa nossa de campanha. Tenho confiança de que o Governo Federal demonstrará empenho, e aguardamos ansiosos por uma confirmação desses novos espaços. Afinal, mais oportunidades na educação proporcionam ao nosso povo a chance de transformar sua própria história e alcançar melhores postos profissionais.”


Em dezembro do ano passado, o Governo Federal anunciou a intenção de inaugurar mais 100 campi dos institutos federais (IFs) em todo o país até o final do atual mandato, em 2026. Criados em 2008 durante o segundo governo de Lula, os institutos são especializados em educação profissional e tecnológica, abrangendo também a educação básica e superior. Todos os cursos oferecidos por essas instituições são gratuitos.

Os IFs integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sendo legalmente obrigados a reservar, no mínimo, 50% de suas vagas para cursos técnicos de nível médio, preferencialmente na modalidade integrada, combinada com o ensino médio.

Comunicação Ricardo Vale (PT)