Na terça-feira, 20 de maio de 2025, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) lançou a 23ª edição da Agenda Legislativa da Indústria do DF. O evento ocorreu no Palácio do Buriti, onde o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, entregou o documento ao governador Ibaneis Rocha, acompanhado pelo presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz, e outras autoridades. 

A Agenda Legislativa reúne proposições em tramitação na Câmara Legislativa do DF que impactam diretamente o setor industrial. O documento é dividido em cinco eixos temáticos: Assuntos Econômicos, Política Tributária e Fiscal, Administração Pública, Política Urbana e Meio Ambiente, e Relações do Trabalho. Cada proposição é analisada com um posicionamento da indústria, classificado como convergente ou divergente, acompanhado de justificativas.  

Editada anualmente pela Federação desde 2003, a Agenda Legislativa da Indústria do DF traz uma seleção de proposições em tramitação na Câmara Legislativa feita com o objetivo de abordar temas que influenciem a atividade das empresas e o ambiente de negócios local. Neste ano, foram priorizados 30 projetos de lei, em um processo com a participação dos dez sindicatos filiados à Fibra.

A entrega do documento aos chefes do Executivo e do Legislativo ocorreu no Palácio do Buriti, no gabinete do governador. “A indústria pode contar com o Executivo. É um setor que gera grande número de empregos e renda para o Distrito Federal, além de recursos para os cofres locais que fazem com que seja possível o atendimento às pessoas mais carentes”, disse o governador Ibaneis Rocha, ao receber a publicação.

O deputado Wellington Luiz comentou sobre a tradição da Fibra na produção da Agenda Legislativa da Indústria do DF que, em 2025, chega à 23ª edição. “Em nome dos demais 23 deputados, recebo esta importante agenda de um setor fundamental para o DF. Para nós, parlamentares, é uma cartilha que ajuda a nortear decisões com a participação da sociedade”, afirmou.

Para a Federação, a publicação é um importante instrumento no diálogo com os formuladores de leis e de políticas públicas, uma vez que sintetiza o pensamento de lideranças industriais do Distrito Federal de forma transparente e objetiva. “A Agenda é um documento formulado com cuidado e a partir de ampla discussão na nossa base, composta por dez sindicatos. Este documento faz parte da defesa transparente e qualificada que a indústria faz e o setor conta com a sensibilidade do Estado para avaliar a análise dos projetos apresentados”, disse Jamal. O presidente da Fibra estava acompanhado do 1º vice-presidente, Pedro Henrique Verano, e da diretora de Assuntos Institucionais e Governamentais, Danielle Bastardo.