Foto: Felipe Domingues/HCB

O Dia do Pedagogo, celebrado nesta segunda-feira (20), reuniu, no HCB, estudantes e profissionais da área para assistir à palestra sobre a prática pedagógica em âmbito hospitalar

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) promoveu uma palestra para falar sobre a importância da pedagogia hospitalar como forma de celebrar o Dia do Pedagogo, comemorado nesta segunda-feira (20).

O evento contou com a presença da psicóloga e professora Amaralina Miranda de Souza, que abordou, entre outros temas, o papel da área pedagógica no desenvolvimento da criança que atravessa um período prolongado de hospitalização e a importância da existência de classes hospitalares. Diretora Executiva do HCB, Valdenize Tiziani, foi responsável pela abertura do evento e ressaltou a importância dos profissionais de pedagogia para o sucesso dos tratamentos realizados na instituição.

A palestra, ministrada por Amaralina de Souza, abordou reflexões pouco comentadas acerca da atuação pedagógica, como, por exemplo, o auxílio oferecido às crianças que passam por internações prolongadas no âmbito educacional. “Esse é um atendimento crucial para as crianças enfermas que precisam ser hospitalizadas, porque o processo de aprendizagem é interrompido, elas deixam de frequentar escolas e perdem a oportunidade de dar seguimento aos estudos por conta da enfermidade”, explica Souza. Segundo a docente, a interrupção da aprendizagem acarreta, muitas vezes, no abandono dos estudos por conta das dificuldades enfrentadas pela criança ao retornar à escola após o tratamento.