A Biblioteca Nacional sedia, nesta sexta-feira (08/12), a partir das 19h30, o lançamento do Livro “De Repente Independente”, com apresentação gratuita de estudantes do Centro de Ensino Médio da Asa Norte – CEAN. A programação traz ainda aula aberta de xilogravura com o artista Valdério Costa. O evento conta com acessibilidade e tradução em libras para deficientes auditivos.

O espetáculo é resultado do Projeto “De Repente Independente”, que promoveu ao longo de três meses a Oficina de Leitura Dramática em Performance, tendo como base o texto premiado da dramaturga e professora de teatro Leônix. A obra reconhece a importância da Imperatriz Leopoldina como a articuladora do processo de Independência do Brasil e adota uma linguagem leve e divertida na abordagem de um tema atual de gênero.

Após o lançamento, o projeto entra na segunda etapa, que levará os alunos ao estúdio para gravar a radionovela homônima, que ficará disponível online. No final de novembro, os estudantes participaram de uma apresentação na Escola Parque 303/304 Norte. “Foi maravilhosa, superou nossas expectativas. O público do 5º ano recebeu os estudantes do ensino médio com muita empolgação. Ouviram cada palavra e, depois, as meninas foram dançar e cantar no palco o samba do empoderamento ‘Nós Somos Mulheres’, uma releitura do samba de Martinho da Vila, sob a perspectiva feminista”, explicou Leônix, idealizadora do projeto.

Foto/Texto: Bárbara de Alencar