O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, realizaram nesta semana uma reunião presencial em Kuala Lumpur, na Malásia, no âmbito da cúpula da ASEAN. O encontro marcante — o primeiro entre ambos em formato de diálogo prolongado — teve duração de cerca de 45 minutos, em que estiveram presentes ministros e assessores de cada governo.
Na conversa, Lula apresentou ao governo norte-americano uma lista de pautas que inclui a redução de tarifas sobre produtos brasileiros exportados aos EUA e o fim de medidas restritivas aplicadas a autoridades brasileiras. Já Trump deixou em aberto a possibilidade de avançar no entendimento, afirmando que o Brasil e os EUA farão muito bem juntos”.
Do lado brasileiro, ressalta-se a tentativa de aliviar o impacto das sobretaxas impostas pelos EUA — que chegaram a cerca de 40% sobre produtos brasileiros, segundo dados recentes. O Brasil, por sua vez, vê no diálogo um mecanismo de retomada de comunicação institucional com Washington, após período de tensões e restrições, incluindo cancelamento de vistos de autoridades brasileiras.






