Coleção infantojuvenil da editora Quereres faz uma viagem lúdica e informativa sobre os palácios símbolos da democracia brasileira: Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal. Os livros serão lançados em Brasília, no dia 2 de abril, no Espaço Israel Pinheiro.

A coleção Palácios da Democracia, composta por três livros voltados para o público infantojuvenil, é uma iniciativa educativa que valoriza o Patrimônio Cultural brasileiro. Seu objetivo é ampliar o conhecimento das novas gerações sobre os edifícios-sede dos Três Poderes da República. O lançamento acontecerá no Espaço Israel Pinheiro, no dia 2 de abril, às 17h, coincidindo com o mês de aniversário de Brasília, que completa 65 anos em 2025.

Os livros apresentam aventuras vividas por crianças e adolescentes dentro do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Voltada para leitores de 7 a 14 anos, a coleção busca criar uma relação afetiva com esses espaços simbólicos, tornando-os mais acessíveis e reforçando a importância da democracia para o desenvolvimento social, econômico e político do Brasil.

Cada um dos livros tem autoria e ilustração assinadas por artistas renomados. O livro sobre o Congresso Nacional foi escrito pelo cearense Tino Freitas e ilustrado pelo brasiliense Kleber Sales. A narrativa sobre o STF tem texto da jornalista amazonense Conceição Freitas e ilustrações do carioca Mano Wladimir. Já o título sobre o Palácio do Planalto foi desenvolvido pelo carioca Otávio Junior, em parceria com a equipe da editora Quereres, com ilustrações da curitibana Bruna Assis Brasil. O projeto conta com o patrocínio da Fundação Matias Machline, por meio da Lei Rouanet.