Uma aula a céu aberto mudou a rotina de estudos de alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 410 Norte nesta terça-feira (1º). Estudantes de 13 e 14 anos que cursam o 9º ano do ensino fundamental visitaram a Universidade de Brasília (UnB) e puderam conhecer a estrutura do Campus Darcy Ribeiro.

O futuro, ainda que distante, despertou curiosidade em Yarley Miranda de Araújo, 14 anos. “Eu não conhecia muito da universidade, apenas o que via na televisão e nas redes sociais. Eu não fazia ideia do tamanho dela”, contou. “Agora me interessei ainda mais em estudar futuramente na UnB, pois penso em cursar algo na área de tecnologia. As pessoas não fazem ideia da infinidade de cursos e do tamanho da UnB, então poder vir até o campus é muito importante, e a gente sente uma vontade maior de ingressar na universidade.”

O ponto de partida da visita foi o Observatório Sismológico, que exibe a mostra do SIS/UnB. A exposição apresenta quadros ilustrativos sobre temas de terremotos e como eles eram registrados pelos sismógrafos da estação, mapas da sismicidade brasileira, sismômetros sismográficos – instrumentos que detectam o movimento do solo por meio de variação do campo magnético – e até simuladores de terremotos reais, que contam com a interação dos visitantes.

Fotos: André Amendoeira/SEEDF