A participação feminina na composição do quadro de trabalhadores nas indústrias tem crescido ao longo dos últimos anos como reflexo de iniciativas que buscam ampliar a diversidade em diferentes cargos, desde operacionais até gerenciais. Esse é o caso da fábrica de Sobradinho (DF) da Votorantim Cimentos, uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, que registrou um aumento de 43% no número de mulheres nos últimos dois anos. A fábrica de Sobradinho é uma das unidades operacionais da companhia com o maior número de mulheres no Brasil.
Na área de Engenharia Mecânica, Aline Vitória Maia de Oliveira, de 25 anos, destaca-se como um exemplo de profissional que percebeu as transformações na indústria brasileira com a crescente participação feminina. Familiarizada com um ambiente de estudo e trabalho historicamente dominado por homens, ela integrou a equipe da Votorantim Cimentos, em Sobradinho, há dois meses como engenheira de confiabilidade.
A contribuição de Aline reforça a tendência de inclusão de mulheres em diversos cargos na fábrica, uma evolução que ela reconhece e celebra. “Desde o início da minha carreia, aos 18 anos, quando ingressei no curso técnico, percebi que haveria poucas mulheres e que teria que provar que sou capaz”, disse Aline, que iniciou a carreira em uma oficina mecânica. Agora, como engenheira de confiabilidade, ao avaliar a sua trajetória ela destaca que a equidade de gênero nas empresas agrega visões e experiências diferentes, contribuindo para um desempenho melhor. Como engenheira de confiabilidade, Aline é responsável pelo plano de manutenção de equipamentos da fábrica.
Já a técnica em manutenção Mariana Cardoso, de 36 anos, trabalha na Votorantim Cimentos em Sobradinho há 15 anos. Ela acredita que o aumento no número de mulheres na operação inspira meninas a investirem em carreiras semelhantes, especialmente aquelas que residem em comunidades próximas à fábrica, como foi o caso dela.
Nascida na região da Fercal, Mariana começou sua carreia participando de um curso de eletricista industrial do Programa Evoluir, uma iniciativa de capacitação profissional gratuita oferecida pela Votorantim Cimentos aos moradores das comunidades onde a empresa está presente. “Eu cresci nas proximidades da Votorantim Cimentos em Sobradinho, tive parentes que trabalharam na fábrica e sempre almejei trabalhar na unidade também”, afirma Mariana, que atua na área de manutenção elétrica, realizando a inspeção termográfica de equipamentos, salas elétricas e subestações, e na elaboração de relatórios.
Foto: Divulgação