Localizado a 150 metros de altura, o monumento Cristo Luz em Balneário Camboriú, de 33 metros, é o principal cartão postal da cidade. Ele foi esculpido de forma artesanal em argamassa pelo escultor Genésio Gomes Moura, e construído em ferro, aço e cimento. A obra, que foi inspirada no Cristo redentor, da capital carioca, abençoa os turistas e moradores do município catarinense e sem sombra de dúvidas é parada obrigatória para quem pretende conhecer BC.
Confira, então, conosco sete curiosidades sobre o Cristo Luz, que tornam a estátua ainda mais icônica e especial:
7 razões para visitar o ponto turístico Cristo Luz em Balneário Camboriú
1| Iluminação
Cada dia da semana ele é iluminado com uma cor diferente e os raios de luz, que simbolizam paz e energia e saem do canhão atingem até 15 quilômetros. O espaço ainda conta com mirantes, restaurantes, lojas e locais pra eventos.
2| Inauguração
Foi inaugurado no dia 4 de outubro de 1997, em uma parceria entre a iniciativa privada, órgão público e o proprietário da área Carlos da Rosa, tornando-se umas das principais opções turísticas de Balneário Camboriú.
03| Transporte gratuito
Para visitar o complexo Cristo Luz, há ônibus gratuito durante o ano todo passando em vários pontos da Avenida Brasil, no centro de Balneário Camboriú.
04| Restaurantes
A culinária de Balneário Camboriú é repleta de frutos do mar, como peixes, mariscos, siris, polvos, lulas, camarão e ostras. O restaurante do Cristo Luz possui capacidade para 260 pessoas e uma vista incrível da cidade de Balneário Camboriú. Este pode ser um ótimo local para realizar eventos especiais. Já a pizzaria possui forno à lenha e pratos servidos a la carte. Um grande atrativo do local são os vinhos.
05| Entretenimento e atrações
Além do monumento, o complexo conta com o mirante, gruta de Nossa Senhora Aparecida, restaurante, lojas e espaço para eventos.
Durante o dia, o destaque se dá para o mirante, com vistas para o mar e para a cidade, que hoje tem os prédios mais altos do Brasil.
06| O sol
De braços abertos, o Cristo segura em sua mão esquerda o símbolo do sol que “ilumina e abençoa toda a cidade e os turistas”. Esse aparelho conta com um equipamento de luz de 6,6 mil W e se divide em 24 raios através de um jogo de espelhos – ampliando a potência para 8 mil watts – que gira em um ângulo de 180º e atinge um raio de 15 km.
07| Valores e ingressos
Para subir e descer do morro do Cristo Luz, a melhor opção é utilizar o transporte gratuito, que passa a cada hora na Av. Brasil. Entre 16h e 19h, o valor do ingresso é de R$ 25 para adultos; após esse horário, a entrada sobe R$ 40. Sendo assim, uma boa opção é subir pouco antes das 19h e aproveitar tanto o visual da cidade com luz, como também iluminada pelo Cristo.
Da Redação,
Por Gabi Lacerda (@GabiLacrda) 🐻
[1] Foto: Eldo Gomes
[2] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais.
[3] Com informações do Google, apuração via Meu Local