A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa debateu o tema “Mobilidade Urbana como Direito à Cidade” em audiência pública na tarde desta sexta-feira (27). O evento, transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras, faz parte do projeto Câmara nas Cidades que, nesta semana, acontece na região do Sol Nascente e Pôr do Sol.

O presidente do colegiado, deputado Max Maciel (PSOL), contextualizou que há forte demanda na CMTU por melhoria no serviço de transporte público no DF. Ele argumentou que este serviço é um direito social e um dever do Estado, sendo que o papel da comissão “é fiscalizar, propor melhorias e fazer um acompanhamento sistêmico e de diálogo com as empresas, poder público e sociedade civil a fim de resolver boa parte dos gargalos”. 

Nesse sentido, a comissão realizou um estudo das linhas de ônibus que passam pela região do Pôr do Sol e Sol Nascente, o qual revelou a diminuição na oferta de linhas que atendem a região durante o fim de semana, além de rotas com mais de três horas de duração, entre outros problemas.

Aumentar a quantidade de viagens por dia e suprir lacunas nos finais de semana são algumas das sugestões apontadas no estudo, que será encaminhado à Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, para, junto às empresas concessionárias, viabilizar soluções, como a ampliação de horário e o aumento da frota, conforme explicou Max Maciel. 

Ao cumprimentar a comunidade presente no evento, o deputado Pastor Daniel de Castro (PP) elogiou a atuação de Max Maciel à frente da CMTU. 

Foto: Luan H Bastos/Ga. Max Maciel