Idealizado por Kennya Ramos, projeto Enlace das Arteiras já está em vias de se tornar um instituto para ampliar o impacto na região administrativa do DF. Iniciativa é apoiada pelo Sebrae

A reutilização de resíduos é um gesto que vai muito além de simplesmente reciclar. É um ato de responsabilidade. Isso porque, no lugar de destinar resíduos para aterros e até mesmo áreas impróprias, onde contribuem para a poluição do solo e da água, a reutilização transforma esses materiais em novos produtos, promovendo a chamada economia circular e diminuindo a extração de recursos naturais. Tal prática é consciente e não só reduz o impacto ambiental, como também incentiva a criatividade, a inovação e a participação da comunidade na criação de um futuro mais sustentável para as gerações futuras.

Foi dentro desse contexto que Kennya Ramos, 49 anos, graduada em biologia e doutora em ciências florestas, criou o projeto Enlace das Arteiras. A iniciativa reúne mulheres de São Sebastião, Jardins Mangueiral e Jardim Botânico, com o objetivo de promover a conscientização ambiental e social por meio do artesanato sustentável e da educação ambiental. As atividades do grupo começaram em 2023 e, atualmente, envolvem cerca de 40 participantes, cujas idades variam de 30 a 70 anos. “O nosso negócio é colaborar com o meio ambiente. Transformamos materiais recicláveis em objetos decorativos e utilitários, contribuindo para a geração de renda e tendo um impacto positivo no meio ambiente”, detalha a idealizadora.