Gastronomia | Shakshuka, o primeiro e único restaurante líbio de São Paulo

São Paulo reúne uma variedade gastronômica sem igual, com sabores de todas as partes do mundo, mas uma coisa é garantida: o Shakshuka é o primeiro e (por enquanto) único restaurante líbio da cidade.

A culinária do Shakshuka é ainda mais especial do que isso. É uma culinária líbia que não existe mais na própria Líbia. O restaurante mantém viva a tradição do judeus de Trípoli que foram forçados a emigrar em massa após a 2ª Guerra. “Montamos o Shakshuka para perpetuar a herança culinária da minha mãe, Yaffa Admoni”, diz Keren, proprietária do restaurante. 

Yaffa nasceu em Trípoli, cresceu em Tel-Aviv e, adulta, se estabeleceu em São Paulo. Sua cozinha agrega elementos líbios, israelenses e brasileiros. O carro-chefe, como o nome do restaurante já entrega, é a shakshuka

Shakshuka é uma receita de ovos em molho de tomate, originária do Norte da África, feita para compartilhar e comer com pão. Deliciosamente simples.

Executada pela chef Erika Kaiser, a shakshuka é servida em quatro versões: tripoli (dois ovos escalfados em molho picante, com espinafre), magreb (com berinjela defumada, amêndoas e coentro), berber (batatas douradas, queijo feta e salsinha) e benghazi (almôndegas bovinas condimentadas, salsinha, hortelã e limão).

O tempero líbio fifeltchuma, à base de páprica, alho e outras coisinhas, é o espírito do molho de tomate da mama Yaffa.

Restaurante Shakshuka

Rua Pìracuama, 19, Perdizes, São PauloFuncionamento: segunda a sexta-feira, das 12h às 22h30Instagram: @shakshuka.spWhatsApp: (11) 3675-1595

Fonte: Isabella Rangel | Foto:Dalton Gomes Filho