Via Threads | O governador Ibaneis Rocha se manifestou nesta segunda-feira (16) sobre as queimadas que atingiram o Parque Nacional de Brasília. Ele destacou os esforços do Governo do Distrito Federal (GDF) no combate ao incêndio e alertou para a importância da colaboração da população na prevenção de novos focos.
De acordo com o governador, militares do Corpo de Bombeiros, equipes do Brasília Ambiental e do ICMBio estão atuando intensamente na área afetada. “Estamos atentos às queimadas ocorridas no Parque Nacional. Militares do Corpo de Bombeiros e mais as equipes do Brasília Ambiental e do ICMBio trabalham no local com o auxílio de um avião, um helicóptero e sete viaturas para conter o incêndio”, declarou Ibaneis.
Durante a operação, dois militares foram atingidos pelas chamas e encaminhados ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). “Graças a Deus, os ferimentos foram leves”, afirmou o governador. Cerca de 80 pessoas seguem no combate aos focos de incêndio, reforçando a importância de uma ação coordenada entre diferentes órgãos.
Ibaneis Rocha também fez um apelo à população para colaborar na prevenção de queimadas, evitando o descarte irregular de materiais e a queima de folhas secas e entulhos. “Pedimos que todos colaborem, evitem o descarte irregular de materiais e ajudem na prevenção”, ressaltou. Em caso de incêndios florestais, os cidadãos podem denunciar por meio da Central de Denúncias, no número (61) 99224-7202.
A situação segue sob monitoramento das autoridades, e o GDF está empenhado em conter as chamas e evitar danos maiores ao Parque Nacional, uma das áreas de preservação mais importantes do Cerrado.