Garagem, produtos diferenciados, vendas online e apoio do Sebrae no DF fazem parte da história de sucesso da Kamaleão Color

Quando alguém observa um empreendimento forte e consolidado consegue imaginar a trajetória de desafios enfrentados por quem criou, acreditou, investiu e defendeu uma ideia de negócio? A superação das adversidades é um dos pilares do sucesso da Kamaleão Color, empresa criada e gerida por Igor Ramon Alves do Nascimento, 45 anos, que teve o apoio do Sebrae no DF para sustentar as bases do negócio que – assim como muitos outros – iniciou suas atividades sob olhares descrentes de quem não conseguia vislumbrar o seu potencial.

Afinal, ao começar a pesquisar e investir em produtos de coloração capilar, Igor recebeu a desconfiança (e as negativas) até de quem já acompanhava seu trabalho havia muito tempo. “A Kamaleão Color nasceu de uma pesquisa que eu desenvolvia na indústria que eu trabalhava em Brasília. Apresentei o projeto, mas eles acreditavam que era algo que nunca daria certo. Para eles, ‘essa história de cabelo colorido’ nunca iria vingar. Após dois anos pesquisando as tendências da Europa, criei e registrei a marca, os rótulos, embalagens, e apresentei ao meu chefe um produto diferenciado”, conta o CEO da marca.

Ali foram lançadas 7 cores – os 7 tons do arco-íris. Desta vez, a ideia foi muito bem recebida, exceto a proposta de Igor de atuação como sócio – alvo de mais uma negativa da empresa. “Foi aí que puxei a minha carta de demissão e fui correr atrás do meu sonho. Há exatos oito anos, em plena crise econômica”, relembra Igor.

Venda do carro e do apartamento, realização do trabalho na garagem da casa dos pais e apoio emocional e financeiro da esposa servidora pública passaram a ser a realidade de Igor, que “empregou” 5 funcionários imaginários. “Fiquei praticamente um ano trabalhando sozinho, mas a Kamaleão Color tinha vários departamentos: SAC, estoque, expedição”, sorri o empresário ao lembrar deste momento em sua vida.

Com o apoio do Sebrae no DF, Igor realizou capacitações e as primeiras parcerias que ajudaram a estruturar a atuação da empresa. As vendas online, e a divulgação e distribuição de amostras por intermédio das redes sociais alavancaram o negócio. A participação em um evento do setor mostrou que a visão de negócio de Igor havia se desenvolvido fortemente no período.

“As vendas online cresceram muito, mas sempre esteve presente na minha cabeça a ideia de que eu não estava apenas vendendo um produto: eu estava criando uma marca. Hoje a Kamaleão Color é conhecida internacionalmente em decorrência desse conceito. Foi por isso que, um ano depois do início das atividades, a participação na Hair Brasília foi um sucesso: ali, mais do que promover vendas, divulgamos nossa marca. Realizamos um encontro de ruivas, instalamos um palco, e nosso estande ficou lotado todos os dias, considerado o melhor do evento”, relata o CEO.

Da ASN, Sebrae DF