Lisboa, Portugal, 21.04.2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é recebnido pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Presidentes brasileiro e português falam com a imprensa em Lisboa.

Lula reafirma apoio à solução de paz na Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou neste sábado (22) o apoio do governo brasileiro à solução negociada para a paz na Ucrânia, invadida há mais de um ano pela Rússia, em declaração à imprensa no Palácio de Belém, em Lisboa. Lula começou nessa sexta-feira (21) viagem de Estado à Portugal e Espanha.

“Ao mesmo tempo em que meu governo condena a violação à integridade territorial da Ucrânia, defendemos uma solução política negociada para o conflito. Precisamos criar urgentemente um grupo de países que tentem sentar-se à mesa tanto com a Ucrânia como com a Rússia para encontrar a paz”, disse Lula.

O presidente reafirmou que o Brasil condenou a Rússia por ferir a integridade territorial ucraniana desde os primeiros dias do conflito. “Não somos favoráveis à guerra, queremos a paz”, disse Lula. “É melhor encontrar uma saída em torno de uma mesa do que continuar tentando encontrar a saída num campo de batalha. Se você não fala em paz, você contribui para a guerra”.

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou a necessidade da retirada imediata das forças armadas russas do território ucraniano como condição fundamental para ser possível encontrar uma reparação ao povo que sofreu a agressão, mas também como ponto de partida para a construção de uma paz duradoura.

De acordo com o Palácio do Planalto, serão assinados pelo menos 13 acordos e parcerias com o governo português.

Da Redação,
Por Gabi Lacerda
(@GabiLacrda) 🐻

[1] Foto: Ricardo Stuckert
[2] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais.

[3] Com informações do site Agência Brasil, edição Valéria Aguiar