Prêmio Engenho de Comunicação apresenta lista dos Finalistas

A 18ª edição do Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia apresentou a lista dos finalistas da edição 2023 da premiação. São três profissionais e/ou veículos de comunicação indicados pela comissão julgadora, em dez categorias da premiação.

Neste ano, há duas novas categorias: Análise de Conjuntura e Veículo Impresso Revistas. A seguir, a composição do Júri de Notáveis, que já definiu os finalistas e irá escolher, entre os três finalistas, o vencedor em cada categoria:

 – Cristiane Damasceno, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada e presidente do Júri 2023 do Prêmio Engenho de Comunicação;

– Doutora Jane Klébia, deputada distrital e Procuradora Especial da Mulher na Câmara Legislativa do DF;

– Eliziane Carvalho, jurista e diretora jurídica do Senar Nacional;

– Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal;

– Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro;

– Prof. Carlos Bastide Horbach, jurista e ex-ministro do TSE;

– Prof. Bruno Nalon, docente de comunicação no IDP, Uniceub e UniProjeção.

O Prêmio foi criado em 2004 para destacar as melhores iniciativas e os mais prestigiosos profissionais da Imprensa na Capital do país. Mais de 90% das manchetes dos veículos de comunicação brasileiros, ou sobre o Brasil no exterior, são escritas em Brasília. No entanto, até a instituição do Prêmio Engenho de Comunicação, os profissionais que atuam a partir da Capital do país não eram reconhecidos, proporcionalmente à sua relevância profissional.

“Desde a primeira edição, o Prêmio Engenho difunde valores filosóficos, apoiado em cinco princípios: liberdade de impresa, ética, transparência, cidadania e democracia. Nosso compromisso se torna mais intenso a cada ano”, explica Kátia Cubel.

“Neste ano a cerimônia de premiação irá acontecer em dezembro, na Embaixada de Portugal”, antecipa Kátia Cubel. O tradicional Jantar dos Finalistas irá acontecer na próxima semana, em que os finalistas recebem sua diplomação, vai acontecer no dia 23 de novembro, próxima quinta-feira, no Conselho Federal da OAB, em Brasília.

PATROCINADORES

O Prêmio Engenho de Comunicação só é possível devido ao apoio de organizações que patrocinam a iniciativa, por apoiar os pilares da premiação. Neste ano, os patrocinadores são: Sistema CNA-Senar, Senai-Sesi-Fibra (Federação das Indústrias de Brasília) e Alves Corrêa & Veríssimo Advocacia. Apoios Institucionais: Sistema Cofeci-Creci, Conselho Federal da OAB e Embaixada de Portugal. Apoio: BR-Visa.

PRINCÍPIOS DO PRÊMIO ENGENHO

O Prêmio Engenho se baseia em cinco pilares: liberdade de imprensa, ética, transparência, democracia e cidadania.