Nesta quarta-feira (8), celebramos o Dia Internacional da Mulher. A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU tem como objetivo simbolizar e fortalecer a luta histórica das mulheres, não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência. Para Janine Brito, CEO da Pinheiro Ferragens e presidente do Grupo LIDE Mulher Brasília, a importância desta data é muito grande, uma vez que as mulheres sempre precisaram lutar em dobro para ganhar espaço em todas as esferas da sociedade.

Janine tornou-se CEO da Pinheiro Ferragens, em 2010. Foi a primeira mulher a ocupar o posto, numa empresa com mais de 60 anos de história. Desde então, trouxe mais modernidade para a marca, dando mais visibilidade à empresa familiar, cuja história se confunde com a própria história da cidade.

Para a empresária, todos os dias devem ser lembrados no que se refere à capacidade feminina de realizar tarefas com excelência. “Mas, neste dia em especial, as mulheres guerreiras, fontes de renda da família e empreendedoras, merecem todo o destaque que a data de 8 de março simboliza”, comenta Janine.

A mudança do papel da mulher como parte integrante da economia pode ser destacada nas estatísticas. De acordo com dados do IBGE, em 2019, 54,5% das mulheres brasileiras compunham o mercado de trabalho, ocupando as mais diversas posições profissionais. Inclusive aquelas socialmente convencionadas como sendo “masculinas”.