A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) realizará uma atividade de formação com jornalistas e comunicadores em Brasília, no dia 23 de fevereiro (quinta-feira), sobre o funcionamento e os desafios do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (PPDDH). O evento ocorrerá no auditório do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal a partir das 18h30.
Além de proporcionar informações confiáveis sobre como acessar e o que esperar do Programa, a RSF irá compartilhar um diagnóstico crítico sobre esse mecanismo de proteção, ressaltando o papel da sociedade civil para cobrar melhorias.
Durante a conversa, os participantes também conhecerão o trabalho de incidência e apoio emergencial oferecido pela RSF a jornalistas e meios de comunicação na América Latina e poderão tirar dúvidas sobre como proceder em caso de ameaças ou agressões.
A atividade é gratuita, destinada a jornalistas e comunicadores sociais, e não requer inscrição prévia.
Contexto
O Brasil é um dos quatro países da América Latina que possuem um mecanismo de proteção para jornalistas e comunicadores. Resultado da pressão da sociedade civil e de organismos internacionais, o PPDDH enfrenta uma série de dificuldades estruturais, que o impedem de cumprir plenamente seu papel. Um dos desafios, no caso dos comunicadores brasileiros, é a falta de conhecimento sobre a existência e o funcionamento do programa.
Há um ano, a RSF publicou, com apoio da Unesco, um diagnóstico inédito sobre os mecanismos de proteção do Brasil, do México, de Honduras e da Colômbia. No caso do programa brasileiro, foram elaboradas 19 recomendações para melhorar sua efetividade. Desde então, a organização vem monitorando o cumprimento dessas recomendações, com enfoque particular sobre as implicações para jornalistas e comunicadores, além de produzir um material didático sobre o funcionamento do PPDDH, com versões online e impressa (a ser distribuída em Brasília).
O evento não será transmitido. Os participantes receberão um guia de autoproteção e acesso ao PPDDH e poderão fazer perguntas e comentários durante a atividade.
Serviço
Atividade de capacitação oferecida pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF) sobre políticas públicas de proteção a jornalistas e comunicadores
Data e hora: 23 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 18h30Local: Auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal. Endereço: SIG Quadra 2, Lotes 420/430/440. City Offices Jornalista Carlos Castello Branco. Brasília (DF)
Mais informações: Daniel Giovanaz, coordenador do projeto pela RSF. Telefone: +55 11 96363-7197. E-mail:dgiovanaz@rsf.org.