Provocar queimadas é crime ambiental. Por isso, ao avistar fogo em áreas verdes, a população deve entrar em contato com as autoridades. A denúncia acelera o atendimento da ocorrência e auxilia na investigação dos autores do delito.
Com o aumento dos incêndios florestais na capital, que na última quarta-feira (18) registrou 120 ocorrências e mais de 2,4 milhões de metros quadrados de área queimada, o Governo do Distrito Federal (GDF) convoca a população a relatar focos de incêndio. A maioria dos casos ocorre devido à ação humana e se alastram pelas condições climáticas do período.
Relatar incêndios ajuda a proteger o meio ambiente e a sociedade, além de colaborar com as investigações. “O sucesso no combate aos incêndios depende não apenas da atuação rápida de nossas equipes, mas também da colaboração da população”, afirma o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, coronel Sandro Gomes.
Como denunciar:
Caso aviste um incêndio florestal, entre em contato imediatamente pelo número 193, o canal de emergência do CBMDF. Forneça informações como a localização exata, proporções das chamas e, se possível, detalhes sobre as condições de acesso e suspeitos. Lembre-se: provocar incêndio em mata ou floresta é crime, conforme o art. 41 da Lei 9.605/98.