Na próxima segunda-feira, 27 de maio, às 16h, a organização da mostra Terra Concreto realiza uma visita mediada com os arquitetos Thiago de Andrade, Pilar Pinheiro e Manoel Fonseca, do Atelier Paralelo, que criaram a cenografia da exposição em cartaz no Centro Cultural TCU. A mostra com curadoria de Renata Azambuja traz as obras de Adriana Vignoli, César Becker e Matias Mesquita, três artistas visuais que moram em Brasília e trabalham com escultura.

É a partir dessa composição que a equipe do Atelier Paralelo discutirá temas como a arquitetura como meio de interação entre as obras, os espaços institucionais, os artistas e o público; processos criativos e de produção; e a escolha e o uso de materiais para construir a cenografia. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. O Centro Cultural TCU fica no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3, Brasília – DF. Telefone (61) 3316-5327.

 

Em exibição até o dia 13 de setembro na Galeria Marcantonio Vilaça, “Terra Concreto” reúne três escultores com pesquisas poéticas muito singulares, mas que se aproximam, nesta exposição, por seus trabalhos desenvolvidos em torno dos materiais terra e concreto. Segundo a curadora, “Para além de suas propriedades materiais, relaciona-se também com Brasília”, afirma a curadora.

“Portanto, há um pensamento espacial que acontece e ocorre a partir da combinação entre a vivência de cada um dos artistas na cidade junto a suas pesquisas poéticas. A exposição pretende revelar essa situação em que estão agregadas as relações entre os artistas, a atenção aos materiais e ao espaço”, sentencia a curadora.

Foto: Jean Peixoto / Estúdio 7um13

Texto: Luiz Alberto