Vai viajar? 15 dicas para voar na alta temporada

A maioria da procura por voos no mês é para destinos litorâneos, como as praias do Nordeste, Salvador e Recife, principalmente. Cidades turísticas, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, também estão na escolha dos passageiros. Já São Paulo lidera com quantidade de voos.

A cidade de Brasília também é destino de turistas. Conhecida por sua arquitetura única e cultura vibrante, a capital está na busca dos passageiros para visitação.

Com o aumento na movimentação do terminal, a Inframerica, administradora do aeroporto, dá dicas para os passageiros viajarem tranquilos.

1 – Chegue no aeroporto com pelo menos 2h de antecedência para voos domésticos e 2h30 para voos internacionais.

2 – Para agilizar o processo na fila de raio-x, retire todos os objetos metálicos que estiver carregando – cintos, relógios, chaves, moedas e celulares. Notebooks também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas caixas plásticas para inspeção. Vale lembrar que alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes ou perfurantes. Para evitar o descarte dos objetos no canal de inspeção, transporte-os em sua bagagem despachada.

3 – Outra dica importante é sobre a quantidade, volume e peso de bagagens de mão. Confirme com a sua companhia aérea as regras para não precisar despachar a bagagem quando estiver embarcando. Este processo pode atrasar o voo.

4 – Os horários de pousos e decolagens podem ser acompanhados pelos monitores espalhados pelo terminal ou pelo site do aeroporto – www.bsb.aero.

5 – Vai viajar para o exterior? Fique atento a validade do seu passaporte, os vistos necessários para viajar para alguns países e as vacinas exigidas.

6 – Para embarcar é necessário apresentar documento com foto. São aceitos: passaportes, carteiras de identidade, carteiras de motoristas e carteiras de trabalho. O documento digital também é aceito.

7 – Fique atento a documentação e a autorização para viajar com menores de 16 anos.

8 – Os objetos esquecidos e perdidos no aeroporto são enviados ao departamento de “Achados e Perdidos” do terminal. A sala fica localizada no piso de desembarque, que funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 00h (intervalos: das 12h às 13h e das 19h às 20h). Após este horário, buscar atendimento no balcão de informações. O telefone de contato é o (61) 3214-6109. Objetos esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas. Caso você esqueça algum item dentro do avião, procure a sua companhia aérea.

9 – Malas e bagagens de mão devem estar sempre acompanhadas de seus donos. Por motivo de segurança, nunca deixe seus pertences desacompanhados.

10 – O conteúdo das malas é de responsabilidade do passageiro. Fique atento, pois transportar objetos de terceiros pode ser um risco.

11 – Em caso de dúvidas, procure os funcionários da Inframerica no balcão de informações ou utilize nossos aerofones​.

12 – Ao optar por transporte por aplicativo ou táxi, preste atenção ao embarcar. O serviço de táxi possui uma área própria e credenciada para o serviço no Aeroporto. Motoristas de aplicativo não abordam passageiros. As corridas devem ser feitas pelo sistema da empresa em seu celular. Confira a placa e o nome do condutor do veículo antes de embarcar. O embarque em transporte por aplicativo é realizado na Praça Pick-up.

13 – Para agilizar o processo de embarque, a Inframerica recomenda que o passageiro realize o check-in de forma on-line, antes de sair de casa. Casa não seja possível, o passageiro pode optar por realizar o check-in nos tótens de autoatendimento ou diretamente com o funcionário em um dos balcões das companhias aéreas;

14 – No site da ANAC (https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/passageiros ) o passageiro encontra seus direitos e deveres e as respostas para as principais dúvidas relacionadas a viagens. Também é possível solucioná-las pelo atendimento eletrônico da agência, via WhatsApp (https://api.whatsapp.com/send?phone=556191554663). O passageiro também encontra sinalizações da ANAC em diversos locais do Aeroporto de Brasília, com o QR Code que leva para o site.

15 – O Aeroporto de Brasília conta com um Posto Médico para atendimento 24h de passageiros e tripulantes em emergências médicas. Ele fica localizado no piso de desembarque, área pública, nos fundos do desembarque internacional, e dispõe de equipe médica capacitada e ambulâncias para remoção para hospitais no DF.