Há 18 anos surgia uma plataforma com a missão de dar voz a todos e revelar o mundo. O tempo passou, e essa plataforma não apenas alcançou seu objetivo, como foi muito além. Hoje, ela transforma vidas, educa pessoas, empodera, é fonte de renda, promove conexões e gera negócios. Estou falando do YouTube.
Mensalmente, 120 milhões de pessoas no Brasil acessam a plataforma em busca de suas paixões.1 E o brasileiro, como sabemos, é apaixonado por diversos temas: música, moda, games, carros, futebol.
É nessa diversidade que mora a beleza do YouTube. Não importa qual seja o interesse do usuário, sempre vai existir algum conteúdo que atenda sua necessidade. Em uma pesquisa realizada no Brasil, 71% dos entrevistados disseram que o YouTube é onde eles se mantêm atualizados sobre seus assuntos preferidos.2 O que nos mostra que a plataforma está na linha de frente do cenário cultural e oferece uma visão privilegiada do Zeitgeist.
Outro ponto interessante sobre o comportamento do usuário no YouTube é que, geralmente, 85% deles já chegam à plataforma sabendo o tipo exato de conteúdo a que desejam assistir.3 Ou seja, no YouTube, o consumo de vídeos é mais intencional, o que dá ao usuário uma sensação de controle, de empoderamento e de propósito quando visita a plataforma.
Outro ponto interessante sobre o comportamento do usuário no YouTube é que, geralmente, 85% deles já chegam à plataforma sabendo o tipo exato de conteúdo a que desejam assistir.3 Ou seja, no YouTube, o consumo de vídeos é mais intencional, o que dá ao usuário uma sensação de controle, de empoderamento e de propósito quando visita a plataforma.
Além de ter enorme relevância cultural no país, o YouTube tem a capacidade de gerar resultados de forma eficiente para todos.
E para dar conta dessa multiplicidade de paixões, não basta ser multiconteúdo, é preciso também ser multiformato e multidispositivo. Os usuários têm que poder assistir ao Shorts no transporte público, com a internet do celular. Mas eles também têm que ter a melhor experiência na hora em que estão na sala de casa, vendo um talk show com a família toda, em um momento de imersão.
Só na TV conectada (CTV) já são mais de 76 milhões de usuários do YouTube no Brasil.4 E se a plataforma fosse um canal de TV, seria o maior do país entre espectadores maiores de 18 anos.5
A televisão conectada à internet foi a maior mudança na forma como o brasileiro se entretém nos últimos tempos.
Há cinco anos, um terço dos lares brasileiros tinha uma TV conectada em casa.6 Um estudo da Kantar diz que, atualmente, 59% dos lares brasileiros possuem uma CTV.7 Por isso, não é uma questão de “se”, mas de “quando” todo conteúdo assistido nesses dispositivos será transmitido via internet. E, hoje, mais da metade do tempo total gasto pelo brasileiro consumindo conteúdo pela TV conectada é no YouTube.8
Essa é uma audiência atenta, que tem um comportamento muito diferente do scroll de tela infinito das redes sociais. Não por acaso, 7 em 10 brasileiros acreditam que prestam mais atenção ao conteúdo a que assistem no YouTube do que em outras plataformas de vídeos.9 Isso representa um potencial gigante para as marcas que conseguirem participar com autenticidade e criatividade desta jornada de consumo de vídeo.
Think with Google
Fonte: Google/Offerwise, Brasil, YouTube BrandCast n=1,000 A18+ GenPop video users, Survey in field on July, 2023.CompartilharCompartilhar
Esse é, com certeza, um caminho que inclui os criadores, a grande força motriz do YouTube. São eles os responsáveis por essa conexão tão grande dos usuários com a plataforma, já que estão, todos os dias, possibilitando que o público possa se aprofundar em suas paixões de um jeito único.
Do nosso lado, a gente sabe o tamanho da responsabilidade de liderar essa economia criativa no Brasil e no mundo. Só em 2022, o YouTube ajudou a gerar mais de 140 mil empregos no Brasil.10 E 4 entre cada 10 criadores no Brasil que ganham dinheiro com o YouTube concordam que a plataforma é sua principal fonte de renda.11
Já para as marcas, nosso diferencial está justamente na combinação desse potencial criativo com a eficiência de mídia e a inteligência artificial do Google, que trabalha a favor da sua estratégia de marketing. A IA é a tecnologia-chave que permite que as campanhas de nossos anunciantes sejam entregues para os consumidores certos, na hora certa, de modo a ajudá-los a alcançar seus objetivos de negócio – seja performance, para alavancar vendas, seja consideração de marca.
Sabemos que as jornadas de consumo estão cada vez mais complexas e imprevisíveis. Por isso, é fundamental ter um parceiro de confiança como o Google e o YouTube, para garantir que a sua marca esteja sempre preparada para reconhecer e aproveitar todas as chances de conexão com os consumidores.
O YouTube é, sem dúvidas, o melhor lugar para não perder nenhuma dessas oportunidades. Afinal, a plataforma é onde os brasileiros encontram suas paixões, e onde as paixões se encontram — a qualquer momento e em todas as telas.
Fábio Coelho
Presidente do Google Brasil
Fonte: Think With Google