O Festival de Jornalismo do Prêmio Engenho começa na próxima terça-feira, 19 de agosto, às 8h30, no Auditório do Sistema CNA-Senar, em Brasília. A iniciativa visa reunir estudantes de Jornalismo para debater com profissionais consagrados temas atuais que ainda não são abordados nos currículos acadêmicos. A programação de duas manhãs traz como tema principal, no primeiro dia, Onde Estão Os Empregos, enquanto o segundo será dedicado à Oficina de Perfis, Entrevistas e Biografias.
Segundo a presidente do Prêmio Engenho, jornalista Kátia Cubel, “Nosso objetivo é estimular a formação dos futuros jornalistas, oferecendo conteúdos que complementem a graduação.” Participarão estudantes de instituições como IESB, Uniceub, Universidade Católica de Brasília, UDF, UnB e IDP, tendo a oportunidade de aprender com jornalistas de renome nacional.
Entre os destaques, nomes como René Silva, fundador de A Voz das Comunidades, no Morro do Alemão, Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, referência no combate à desinformação, e Maíra Moraes, diretora da MultiRio e especialista em entrevistas, trarão experiências únicas aos participantes. A jornalista Eliane Trindade conduzirá a oficina de entrevistas, perfis e biografias, reforçando a prática e o conhecimento jornalístico.PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE JORNALISMO DO PRÊMIO ENGENHO
O evento conta com o apoio do Sistema CNA-Senar, Sistema Cofeci-Creci, Caixa, Governo Federal, Sesi e Senai do DF, e terá cobertura especial do videocast Papo Com Eldo (@PapoComEldoTV), que apresentará as últimas novidades e tendências do Festival. A programação inclui palestras, painéis e oficinas, oferecendo uma experiência completa para quem deseja compreender o mercado de trabalho e aprimorar habilidades práticas no Jornalismo.
O Festival de Jornalismo do Prêmio Engenho reafirma seu compromisso com a formação de profissionais preparados, conectando teoria e prática e destacando a importância de jornalistas críticos, criativos e atualizados para o cenário da comunicação contemporânea.