Aeroporto de Brasília recebe réplica em tamanho real de aeronave de caça da Força Aérea

O mais moderno caça da Força Aérea Brasileira “pousou” no saguão de desembarque do Aeroporto de Brasília nesta quinta-feira (18). A réplica em tamanho real do F-39 Gripen está exposta no saguão público de desembarque e, além de ver o caça bem de pertinho, o público também pode entrar e conhecer a cabine do avião, acompanhados pelos profissionais da aeronáutica. A exposição é uma parceria da Inframerica, administradora do terminal brasiliense, com a Força Aérea Brasileira.

Foi uma verdadeira operação montá-lo no desembarque doméstico do aeroporto. As peças da aeronave vieram em dois containers e pesam cerca de 11 toneladas. Toda a logística foi feita durante a noite e a montagem se estendeu até a madrugada. O Gripen possui 15 metros de comprimento, 8 de envergadura e a maquete tem o tamanho real do avião de caça. Ele é feito de fibra de vidro e carbono, madeira e metal. A réplica da aeronave é fiel a original.

A aeronave ficará exposta por duas semanas no Aeroporto de Brasília, permanecendo no piso de desembarque para visitação até o dia 2 de maio. É possível conferir o Gripen por fora em qualquer horário do dia, já o acesso à cabine de pilotagem (cockpit) acontece todos os dias, inclusive sábados e domingos, das 8h às 20h. A visitação é gratuita e militares da FAB estão a disposição no local para auxiliar os passageiros e visitantes a entrarem na cabine e dar explicações e contar curiosidades desta super aeronave.

Não é todo o dia que um avião “pousa” no meio do saguão do aeroporto. Aproveite a oportunidade e vá conferir a exposição que é gratuita e para toda a família.